Patologia das Construções - Impermeabilização e Revestimentos
Estrutura em concreto armado composta por muros e canaletas laterais, pilares de suporte para uma correia transportadora de grande altura e laje de fundo sobre as estacas.
Por ação do micro-ambiente extremamente agressivo pela presença de ácido sulfúrico, houve a degradação dos revestimentos de proteção e consequente lixiviação do concreto e corrosão de armaduras.
Estudo detalhado da agressividade dos produtos manipulados no local para escolha criteriosa dos materiais de reparo e revestimentos compatíveis com a vida útil pretendida para os sistemas de proteção das estruturas. As definições tiveram em conta parâmetros específicos, tais como: resistência química, flexibilidade, resistência química, flexibilidade, resistência mecânica, velocidade de aplicação e versatilidade para se adequar à geometria complexa das estruturas, canaletas, saídas de tubulações, etc.
Projeto detalhado de revestimento de alta espessura (membrana de poliuréria termo projetada), especificação da metodologia executiva, acompanhamento técnico das obras, execução dos ensaios especiais para controle de qualidade (temperatura ambiente e superficial, humidade ambiente e superficial, velocidade do vento, ponto de orvalho e resistência de aderência) e liberação de etapas de aplicação.