Projeto Estrutural
Edifício em concreto armado, que abrigava 4 máquinas de papel. A construção foi realizada na década de 40. Ao decorrer dos anos, o edifício passou por intervenções e alterações significativas. As tipologias estruturais incluíam arcos em concreto armado, vigas de rolamentoe vastos porões sob as máquinas de papel.
Três, das quatro, máquinas de papel foram desativadas e desmontadas. Com isso, houve a necessidade de avaliar o estado de conservação estrutural e projetar a melhor forma de estabilização dos edifícios que seriam parcialmente demolidos.
Inspeções visuais, cadastramento geométrico da estrutura, realização de prospecções destrutivas para levantamento de armaduras, extração de corpos de prova para determinação das propriedades dos materiais, e elaboração de modelos computacionais e analíticos.
Com base nas opções, foi elaborado um projeto de estrutura metálica, que viabilizou a retirada das maquinas e partes do edifício de forma segura, incluindo travamentos, pilares de estabilização e novos apoios. Ademais, foram apresentados os conceitos técnicos, metodologias de execução, especificação de materiais, planilha de quantidades, as-built da estrutura metalica e realização do acompanhamento técnico de execução.